PRA Health Sciences nomeia alto funcionário da FDA para liderar o novo Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados

Dr. Isaac Rodriguez-Chávez traz vasta experiência em conformidade regulatória e metodologia de pesquisa clínica para a prática DCT líder do setor da PRA

RALEIGH, N.C., Nov. 23, 2020 (GLOBE NEWSWIRE) — A PRA Health Sciences, Inc. (NASDAQ: PRAH) anunciou hoje a nomeação de Isaac Rodriguez-Chávez, PhD, MHS, MS, como Vice-Presidente Sênior, Assuntos Científicos e Clínicos. Ele liderará a Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados (DCT) da empresa. As responsabilidades do Dr. Rodriguez-Chávez envolverão a ampliação e desenvolvimento contínuos da estratégia de testes clínicos descentralizados, criação de estrutura regulatória e modernização de testes clínicos líderes da indústria da PRA.

O Dr. Rodriguez-Chávez tem mais de 32 anos de experiência em virologia, microbiologia, imunologia, vacinação e oncologia viral, incluindo pesquisa básica, pré-clínica e clínica (fase I-IV). Mais recentemente, como Diretor Sênior de Metodologias de Pesquisa Clínica, Conformidade Regulatória e Desenvolvimento de Políticas Médicas no Center for Drug Evaluation and Research (CDER) da Food and Drug Administration dos EUA, ele liderou o desenvolvimento de orientações para testes clínicos descentralizados com o uso de tecnologias digitais de saúde. Com a FDA, ele avaliou e modernizou protocolos de pesquisa clínica que impactam múltiplas áreas de doenças.

“É uma honra a união da PRA Health Science com um dos pioneiros em ensaios clínicos descentralizados e um especialista estabelecido em modernização de ensaios clínicos”, disse Colin Shannon, Presidente e Diretor Executivo da PRA. “O paradigma de desenvolvimento clínico de medicamentos continua a evoluir para um modelo mais descentralizado que se alinha melhor com a forma como os cuidados de saúde estão sendo prestados. A união do Dr. Rodriguez-Chávez, um dos principais especialistas em testes clínicos descentralizados, com a plataforma DCT de última geração da PRA, poderemos modernizar o processo dos testes clínicos.”

“É uma honra para mim poder me associar à PRA Health Sciences para liderar o Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados para a sua implementação com novas tecnologias digitais de saúde”, disse o Dr. Rodriguez-Chávez. “A PRA Health Sciences tem infraestrutura de vanguarda, capital humano e experiência para fornecer excelência em um conjunto global de pesquisa clínica e serviços de saúde. Atualmente, estamos tendo um aumento exponencial da adoção de projetos de testes clínicos modernos em campo, incluindo testes clínicos descentralizados, e considero uma verdadeira honra poder ajudar a liderar a mudança. É importante ressaltar que a PRA Health Sciences também tem o conhecimento dos participantes do estudo e a abordagem certa para ajudar as pessoas com sua saúde usando as mais recentes inovações nos sistemas de saúde.”

Antes de trabalhar com a FDA, o Dr. Rodriguez-Chávez foi fundador e CEO da 4Biosolutions Consulting e foi Vice-Presidente de Pesquisas do Texas Biomedical Research Institute. Antes disso, ele foi Diretor do Programa de AIDS e Imunossupressão do Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica e Craniofacial, National Institutes of Health (NIH). O Dr. Rodriguez-Chávez também ocupou o cargo de Cientista Clínico Sênior na Schering Plough Corporation e foi Diretor de um portfólio de Vacinas contra HIV nos Institutos Nacionais de Alergia e Doenças Infecciosas, NIH.

O Dr. Rodriguez-Chávez também atende a comunidade de pesquisa clínica em muitas posições, incluindo:

  • Diretor de Liderança Científica da Digital Medical Society (DiME)
  • Assessor Regulatório do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), com foco em iniciativas de testes descentralizados utilizando tecnologias digitais de saúde
  • Membro do Conselho de Liderança da Decentralized Trials & Research Alliance (DTRA)
  • Diretor da Hypertrophic Cardiomyopathy Association (HCMA)
  • Autor de 50 artigos científicos e técnicos nas suas áreas de especialização
  • Palestrante em 68 conferências globais

O Dr. Rodriguez-Chávez tem bacharelado em Biologia (Venezuela), mestrado em Microbiologia (Venezuela), mestrado em Pesquisa Clínica (Duke School of Medicine) e doutorado em Virologia e Imunologia (University of Delaware).

Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados da PRA
A nomeação do Dr. Rodriguez-Chávez é o ponto mais alto de mais de cinco anos de investimento em pessoas, processos e tecnologia para a criação do Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados, a consultoria de pesquisa clínica mais robusta e integrada do setor.

“Há muitos anos o nosso foco vem criando um ecossistema de saúde móvel inovador para a entrega de testes clínicos descentralizados em nome de nossos clientes e patrocinadores”, disse Kent Thoelke, Vice-Presidente Executivo e Diretor Científico da PRA. “Estamos entusiasmados com a união do Dr. Rodriguez-Chávez com a PRA para liderar esse esforço dentro do nosso Centro Global de Excelência e usar sua experiência regulatória para ajudar a PRA a garantir que a pesquisa clínica seja uma opção de cuidado para todos os pacientes.”

No ano passado, a PRA colocou esses investimentos em ação, orientando patrocinadores e parceiros no desenvolvimento de estratégias descentralizadas e híbridas de testes clínicos, desenvolvimento de protocolos e obtenção de aprovação regulatória. A PRA estabeleceu o padrão para o planejamento e execução da integração tecnológica na pesquisa clínica e os marcos descentralizados focados em testes, incluindo:

  • Além de ativar mais de 50 testes clínicos híbridos envolvendo novas tecnologias digitais de saúde nos últimos três anos, a PRA lançou em novembro de 2019 o primeiro teste clínico móvel totalmente descentralizado que busca indicações para insuficiência cardíaca. Os participantes do estudo em andamento podem se envolver usando o telefone e computador em casa. O estudo utiliza a Mobile Health Platform da PRA e uma tecnologia inteligente e vestível para avaliar a qualidade da vida dos seus participantes e rastrear sua atividade física.
  • A PRA expandiu sua Mobile Health Platform em março de 2020, permitindo que os patrocinadores fizessem tudo o que fosse possível em um local clínico, remotamente. A plataforma inclui um aplicativo móvel disponível para patrocinadores e participantes para uso com testes clínicos. O aplicativo móvel tem a capacidade de coletar consentimento informado eletrônico e assinaturas eletrônicas, e completar os resultados relatados pelo paciente — diretamente do telefone ou tablet pessoal do participante. Com o uso de dispositivos conectados, o aplicativo também pode coletar dados de cuidados de saúde em casa e colocá-los na fonte para o teste clínico.
  • Em janeiro de 2020 a PRA adquiriu a Care Innovations, líder em telessaúde focada no consumidor e monitoramento remoto dos participantes dos testes. Juntos, a PRA e a Care Innovations utilizaram o aplicativo Health Harmony para lançar o Programa de Monitoramento da COVID-19 em março. O programa orientado por aplicativos permite que empregadores, pagadores, provedores e sistemas de saúde rastreiem a saúde e o bem-estar das pessoas que podem ser assintomáticos, expostas à infecção por SARS-CoV-2 ou diagnosticadas com COVID-19.

O Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados reúne a experiência das equipes da PRA que têm a experiência prática para implementar rapidamente soluções eficazes que os patrocinadores precisam ao implementar projetos de testes descentralizados ou híbridos. Para mais informação sobre as capacidades e soluções de testes descentralizados da PRA, visite https://prahs.com/decentralized-clinical-trials.

Sobre a PRA Health Sciences

A PRA Health Sciences é uma das principais empresas do mundo de pesquisa sob contrato por receita, que fornece serviços terceirizados de desenvolvimento clínico e de soluções de dados para as indústrias farmacêuticas e de biotecnologia. As operações globais da PRA abrangem 75 locais em toda a América do Norte, Europa, Ásia, América Latina, África, Austrália e Oriente Médio, e mais de 17.500 funcionários no mundo todo. Desde 2000, a ARP já participou de aproximadamente 4.000 testes clínicos em todo o mundo. Além disso, a PRA participou de testes principais ou de apoio que levaram a US Food and Drug Administration ou órgãos regulamentadores internacionais a aprovarem mais de 95 medicamentos. Para mais informação sobre a PRA, visite www.prahs.com.

CONSULTAS DE INVESTIDORES: [email protected]

CONSULTAS DA MÍDIA: Laurie Hurst, Diretora Sênior, Comunicações e Relações Públicas
[email protected] | +1 (919) 786-8435

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/8b9eff95-a2d6-4284-bf0d-8bd680b5098c

Related Posts

PRA Health Sciences nomeia alto funcionário da FDA para liderar o novo Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados

Dr. Isaac Rodriguez-Chávez traz vasta experiência em conformidade regulatória e metodologia de pesquisa clínica para a prática DCT líder do setor da PRA

RALEIGH, N.C., Nov. 23, 2020 (GLOBE NEWSWIRE) — A PRA Health Sciences, Inc. (NASDAQ: PRAH) anunciou hoje a nomeação de Isaac Rodriguez-Chávez, PhD, MHS, MS, como Vice-Presidente Sênior, Assuntos Científicos e Clínicos. Ele liderará a Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados (DCT) da empresa. As responsabilidades do Dr. Rodriguez-Chávez envolverão a ampliação e desenvolvimento contínuos da estratégia de testes clínicos descentralizados, criação de estrutura regulatória e modernização de testes clínicos líderes da indústria da PRA.

O Dr. Rodriguez-Chávez tem mais de 32 anos de experiência em virologia, microbiologia, imunologia, vacinação e oncologia viral, incluindo pesquisa básica, pré-clínica e clínica (fase I-IV). Mais recentemente, como Diretor Sênior de Metodologias de Pesquisa Clínica, Conformidade Regulatória e Desenvolvimento de Políticas Médicas no Center for Drug Evaluation and Research (CDER) da Food and Drug Administration dos EUA, ele liderou o desenvolvimento de orientações para testes clínicos descentralizados com o uso de tecnologias digitais de saúde. Com a FDA, ele avaliou e modernizou protocolos de pesquisa clínica que impactam múltiplas áreas de doenças.

“É uma honra a união da PRA Health Science com um dos pioneiros em ensaios clínicos descentralizados e um especialista estabelecido em modernização de ensaios clínicos”, disse Colin Shannon, Presidente e Diretor Executivo da PRA. “O paradigma de desenvolvimento clínico de medicamentos continua a evoluir para um modelo mais descentralizado que se alinha melhor com a forma como os cuidados de saúde estão sendo prestados. A união do Dr. Rodriguez-Chávez, um dos principais especialistas em testes clínicos descentralizados, com a plataforma DCT de última geração da PRA, poderemos modernizar o processo dos testes clínicos.”

“É uma honra para mim poder me associar à PRA Health Sciences para liderar o Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados para a sua implementação com novas tecnologias digitais de saúde”, disse o Dr. Rodriguez-Chávez. “A PRA Health Sciences tem infraestrutura de vanguarda, capital humano e experiência para fornecer excelência em um conjunto global de pesquisa clínica e serviços de saúde. Atualmente, estamos tendo um aumento exponencial da adoção de projetos de testes clínicos modernos em campo, incluindo testes clínicos descentralizados, e considero uma verdadeira honra poder ajudar a liderar a mudança. É importante ressaltar que a PRA Health Sciences também tem o conhecimento dos participantes do estudo e a abordagem certa para ajudar as pessoas com sua saúde usando as mais recentes inovações nos sistemas de saúde.”

Antes de trabalhar com a FDA, o Dr. Rodriguez-Chávez foi fundador e CEO da 4Biosolutions Consulting e foi Vice-Presidente de Pesquisas do Texas Biomedical Research Institute. Antes disso, ele foi Diretor do Programa de AIDS e Imunossupressão do Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica e Craniofacial, National Institutes of Health (NIH). O Dr. Rodriguez-Chávez também ocupou o cargo de Cientista Clínico Sênior na Schering Plough Corporation e foi Diretor de um portfólio de Vacinas contra HIV nos Institutos Nacionais de Alergia e Doenças Infecciosas, NIH.

O Dr. Rodriguez-Chávez também atende a comunidade de pesquisa clínica em muitas posições, incluindo:

  • Diretor de Liderança Científica da Digital Medical Society (DiME)
  • Assessor Regulatório do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), com foco em iniciativas de testes descentralizados utilizando tecnologias digitais de saúde
  • Membro do Conselho de Liderança da Decentralized Trials & Research Alliance (DTRA)
  • Diretor da Hypertrophic Cardiomyopathy Association (HCMA)
  • Autor de 50 artigos científicos e técnicos nas suas áreas de especialização
  • Palestrante em 68 conferências globais

O Dr. Rodriguez-Chávez tem bacharelado em Biologia (Venezuela), mestrado em Microbiologia (Venezuela), mestrado em Pesquisa Clínica (Duke School of Medicine) e doutorado em Virologia e Imunologia (University of Delaware).

Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados da PRA
A nomeação do Dr. Rodriguez-Chávez é o ponto mais alto de mais de cinco anos de investimento em pessoas, processos e tecnologia para a criação do Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados, a consultoria de pesquisa clínica mais robusta e integrada do setor.

“Há muitos anos o nosso foco vem criando um ecossistema de saúde móvel inovador para a entrega de testes clínicos descentralizados em nome de nossos clientes e patrocinadores”, disse Kent Thoelke, Vice-Presidente Executivo e Diretor Científico da PRA. “Estamos entusiasmados com a união do Dr. Rodriguez-Chávez com a PRA para liderar esse esforço dentro do nosso Centro Global de Excelência e usar sua experiência regulatória para ajudar a PRA a garantir que a pesquisa clínica seja uma opção de cuidado para todos os pacientes.”

No ano passado, a PRA colocou esses investimentos em ação, orientando patrocinadores e parceiros no desenvolvimento de estratégias descentralizadas e híbridas de testes clínicos, desenvolvimento de protocolos e obtenção de aprovação regulatória. A PRA estabeleceu o padrão para o planejamento e execução da integração tecnológica na pesquisa clínica e os marcos descentralizados focados em testes, incluindo:

  • Além de ativar mais de 50 testes clínicos híbridos envolvendo novas tecnologias digitais de saúde nos últimos três anos, a PRA lançou em novembro de 2019 o primeiro teste clínico móvel totalmente descentralizado que busca indicações para insuficiência cardíaca. Os participantes do estudo em andamento podem se envolver usando o telefone e computador em casa. O estudo utiliza a Mobile Health Platform da PRA e uma tecnologia inteligente e vestível para avaliar a qualidade da vida dos seus participantes e rastrear sua atividade física.
  • A PRA expandiu sua Mobile Health Platform em março de 2020, permitindo que os patrocinadores fizessem tudo o que fosse possível em um local clínico, remotamente. A plataforma inclui um aplicativo móvel disponível para patrocinadores e participantes para uso com testes clínicos. O aplicativo móvel tem a capacidade de coletar consentimento informado eletrônico e assinaturas eletrônicas, e completar os resultados relatados pelo paciente — diretamente do telefone ou tablet pessoal do participante. Com o uso de dispositivos conectados, o aplicativo também pode coletar dados de cuidados de saúde em casa e colocá-los na fonte para o teste clínico.
  • Em janeiro de 2020 a PRA adquiriu a Care Innovations, líder em telessaúde focada no consumidor e monitoramento remoto dos participantes dos testes. Juntos, a PRA e a Care Innovations utilizaram o aplicativo Health Harmony para lançar o Programa de Monitoramento da COVID-19 em março. O programa orientado por aplicativos permite que empregadores, pagadores, provedores e sistemas de saúde rastreiem a saúde e o bem-estar das pessoas que podem ser assintomáticos, expostas à infecção por SARS-CoV-2 ou diagnosticadas com COVID-19.

O Centro Global de Excelência da Estratégia de Testes Clínicos Descentralizados reúne a experiência das equipes da PRA que têm a experiência prática para implementar rapidamente soluções eficazes que os patrocinadores precisam ao implementar projetos de testes descentralizados ou híbridos. Para mais informação sobre as capacidades e soluções de testes descentralizados da PRA, visite https://prahs.com/decentralized-clinical-trials.

Sobre a PRA Health Sciences

A PRA Health Sciences é uma das principais empresas do mundo de pesquisa sob contrato por receita, que fornece serviços terceirizados de desenvolvimento clínico e de soluções de dados para as indústrias farmacêuticas e de biotecnologia. As operações globais da PRA abrangem 75 locais em toda a América do Norte, Europa, Ásia, América Latina, África, Austrália e Oriente Médio, e mais de 17.500 funcionários no mundo todo. Desde 2000, a ARP já participou de aproximadamente 4.000 testes clínicos em todo o mundo. Além disso, a PRA participou de testes principais ou de apoio que levaram a US Food and Drug Administration ou órgãos regulamentadores internacionais a aprovarem mais de 95 medicamentos. Para mais informação sobre a PRA, visite www.prahs.com.

CONSULTAS DE INVESTIDORES: [email protected]

CONSULTAS DA MÍDIA: Laurie Hurst, Diretora Sênior, Comunicações e Relações Públicas
[email protected] | +1 (919) 786-8435

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/8b9eff95-a2d6-4284-bf0d-8bd680b5098c

Related Posts